Quem Somos

Quem Somos 2017-11-13T15:01:33+00:00

Mario Luis González Díaz e Jesús Requena García, diretores FBEOA Formação Belga Espanhola de Osteopatia é uma instituição acadêmica de formação contínua em Osteopatia para fisioterapeutas, que oferece uma formação de qualidade seguindo os mais altos padrões internacionais nesta área.

Desde sua criação em 2009, a FBEO transmite a paixão pela essência osteopática. Através de um programa de alto nível e um quadro docente rigoroso, o Curso de Formação em Osteopatia da FBEO combina a presença de professores internacionais com alta experiência clínica com o fomento a uma abordagem científica, alto sentido crítico e de investigação.

A educação na FBEO tem como objetivo principal a harmonização do desenvolvimento do conceito e os princípios osteopáticos clássicos, métodos diagnósticos e terapêuticos, programas acadêmicos e exames com a finalidade de otimizar ao máximo a formação de nossos alunos.

Respeitamos os critérios mais rigorosos necessários para cumprir com uma formação osteopática de alto nível, reconhecida pelas agências europeias correspondentes e com as garantias de qualidade acadêmica e docente que deve caracterizar a formação universitária.

A FBEO é membro da OSEAN – Osteopathic European Academic Network, o que a torna a primeira escola da Espanha que passa pelas mais altos padrões em educação em osteopatia, cumprindo com os critérios da norma europeia EN 16686 sobre Osteopatia.

FBEO BrasilCom o início das atividades em 2016, a FBEO Brasil possui sede em Florianópolis e anualmente abre uma nova turma do Curso de Formação em Osteopatia, com o mesmo programa e os mesmos professores da FBEO na Europa. O corpo docente inclui profissionais da Espanha, Bélgica, Itália, França e Canadá.

FBEO Curso OsteopatiaA FBEO Brasil põe a disposição de seu estudantes sua sede localizada na Rua Almirante Lucas Boiteux, nº 50, no bairro Estreito, em Florianópolis, os seguintes recursos:

  • Secretaria
  • Salas de formação equipadas com macas hidráulicas e o material necessário para a docência e prática da Osteopatia.
  • Biblioteca (livros, material multimídia, revistas especializadas, teses)
  • Departamento de Investigação e biomecânica no campo da Osteopatia. EORA (European Osteopathy and Research Academy)
  • Clínica Osteopatia Florianópolis

A formação da FBEO tem como objetivo formar Osteopatas que integrem o conceito osteopático e desenvolvam todas as possibilidades que fornecem a Osteopatia para a manutenção e recuperação da saúde, partindo de suas bases e princípios.

Nossa missão é dotar o aluno dos conceitos fundamentais da Osteopatia dando a possibilidade de integrar todas as linhas, com a finalidade de seguir a evolução que tem tido este enfoque nos últimos anos. Por isso, a Formação em Osteopatia da FBEO cobre de forma equilibrada e integrada as áreas osteoarticular, visceral, crânio-sacral, fascial e neurológica, através das diferentes abordagens que se utilizam na Osteopatia (estruturais, funcionais, reflexas e fluídicas) para conectar aos distintos níveis teciduais com um profundo desenvolvimento da palpação em suas diferentes modalidades e características.  Tudo isso apoiado por uma importante quantidade de horas de prática clínica.

En la actualidad, la FBEO cuenta con sedes en Madrid, México, Brasil, Italia y Galicia.

Também, temos a satisfação de colaborar estreitamente na qualidade do programa de intercâmbio de profesores com as seguintes instituições:

AIFROMM en Bergamo, Italia

COQ (Centre ostéopathique du Québec) en Quebec, Canadá

Aunque se trata de una escuela relativamente joven, dado el prestigio que ha adquirido en los últimos años, la FBEO se está posicionando entre las escuelas de Osteopatía punteras de Europa y se están llevando a cabo trámites para ingresar en instituciones académicas cuyo fin es favorecer una estrecha relación e interacción entre la mismas y promover una mejor docencia de la Osteopatía y un mayor desarrollo de la investigación científica en este campo.

La osteopatía como profesión sanitaria e independiente es una realidad en Europa, por ello la FBEO está atenta y sigue los criterios formativos reconocidos y recogidos por la Norma Europea UNE-EN 16686:2015 sobre “Prestación de asistencia sanitaria en osteopatía” o “Osteopathic Healthcare Provision”

Esta norma fue presentada en las instalaciones del Parlamento Europeo en Bruselas el 29 de septiembre 2016.

En esta línea, la FBEO – UFV trabaja en consonancia con los organismos europeos más representativos en el mundo de la Osteopatía como son el FORE (Forum for Osteopathic regulación in Europe), la EFO ( European Federation of Osteopaths), Osean (Osteopathic European Academic Network) y, a nivel nacional, la FOE (Federación española de osteopatía) , APREO (Asociación de profesionales de osteopatía) y ROE ( Registro de Osteópatas de España).”

Wagner HaunFBEO Brasil

Wagner Haun
Coordenador FBEO Brasil – Fisioterapeuta, Osteopata.

Paula Urio Bender
Secretaria – Fisioterapeuta.

FBEO internacional

Mario Luis González Díaz
Director FBEO – Osteópata EurOstD.O.m.R.O.E

Jesús Requena García
Director FBEO – Osteópata EurOstD.O.m.R.O.E

María Dolores Mazoteras García
Coordinación FBEO – PhD, Osteópata Eur Ost D.O.

Sandra Lois Gutiérrez
Coordinación FBEO – Osteópata Eur Ost D.O.m.R.O.E.